sexta-feira, 31 de maio de 2013

Na Luta pelas 30 horas semanais

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN participaram de uma reunião no Ministério da Saúde, na terça-feira (28), sobre o andamento dos estudos de impacto financeiros relacionados à implantação da jornada de 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem.
 
De acordo com um estudo realizado por técnicos do Ministério da Saúde, todos os cálculos já foram concluídos, detalhando os gastos decorrentes da implantação da jornada de trabalha de 30 horas. A classe patronal das entidades filantrópicas também já se manifestou pela concordância da regulamentação da jornada de trabalho, restando apenas que o governo sinalize quanto ao repasse das demais despesas decorrentes da regulamentação da jornada.
 
Com a finalização desses estudos, será emitida uma Nota Técnica pelo Ministério da Saúde, a qual subsidiará as discussões para a aprovação do PL 2295/00.
 
Participam da reunião os Conselheiros Federais Irene Ferreira e  Antonio Marcos Gomes, além de representantes das demais entidades representativas da categoria que compõem o Fórum 30h Já: Enfermagem unida por um objetivo.
 
Fonte_COFEN
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana da Enfermagem



UFAC - CRUZEIRO DO SUL

Coren/BA
Tema: Consciência Profissional no Cuidado com a Vida
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) montou uma programação especial em Salvador, para comemorar a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, que ocorre entre os dias 12 e 20 de maio. As comemorações na capital serão abertas no dia 17 de maio, com uma feira de saúde, que acontece a partir das 8 horas, em frente à nova sede do Coren-BA, na Praça Almirante Coelho Neto, nº 2, Barris. Batizado de “Enfermagem na Praça”, o evento contará com stands para esclarecimento sobre temas diversos de interesse das categorias de enfermagem, como saúde da mulher, doação de órgãos e o projeto de lei das 30 horas.
Para a programação completa acesse:www.coren-ba.com.br

Coren/CE
Tema: Mobilização pelas 30 Horas
No dia 14.05 o Coren/CE inaugura o auditório Maria Graciema Daniel Cândido Fernandes com a presença dos responsáveis técnicos e autoridades parlamentares. Para o dia 16.05,  o Coren organiza palestra com parlamentares convidados e dos representantes dos hospitais para discussão das 30 Horas semanais. Em seguida, os participantes poderão assistir um evento musical. Para o segundo dia, serão sorteados convites devido a limitação de espaço do auditório.
Para a programação completa acesse:www.coren-ce.org.br

Coren/ES
Tema: Enfermagem: conhecimento, princípios e valores determinantes para o profissional do futuro
O Coren/ES prepara atividades para os dias 08, 09 e 10 de maio. o Presidente do Coren/ES, Antonio José Coutinho de Jesus, apresenta a Conferência Magna “Conhecimentos, Princípios e Valores determinantes para o profissional do futuro”. Estão previstas mesas-redondas para os três dias com diversos temas de interesse dos profissionais de enfermagem. Toda a programação acontece no Centro de Convenções de Vila Velha – ES. As inscrições acontecem no local, 02 kg de alimento não-perecível (exceto sal).
Para a programação completa acesse:www.coren-es.org.br

Coren/MA
Tema: Capacitação e aprimoramento como atributos essenciais para o cuidar em Enfermagem
A Semana de Enfermagem 2013 do Coren/MA, nesta edição, traz um novo modelo onde, ao invés das tradicionais palestras, contará com atividades mais dinâmicas e interativas desenvolvidas em formato de workshop e com potencial de despertar maior interesse nos profissionais e estudantes de enfermagem. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, no Espaço Renascença, em São Luís. Nas subseções localizadas nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e Pinheiro, haverá uma programação diferenciada para o período.
Para a programação completa acesse:www.corenma.gov.br

Coren/MG
Tema: Profissional de Enfermagem: Para sermos valorizados, é preciso conhecimento, ética e coragem
A Semana da Enfermagem do Coren/MG, acontece nos dias 16 e 17 de maio, de 8h às 18h, no Auditório do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. A programação conta com palestra Aspectos Éticos e Legais Relacionados à Sistematização da Assistência em Enfermagem, que será proferida pela coordenadora da Câmara Técnica de SAE do Cofen, Maria do Rosário de Fátima Borges Sampaio. A palestra que abrirá a Semana da Enfermagem 2013 é Liderança, Gestão e Ética, proferida pelo filósofo, escritor, mestre e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella.
Para a programação completa acesse:www.corenmg.gov.br

Coren/MS
Tema: Enfermagem de Emergência e Catástrofe
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul comemorará em Maio o Mês da Enfermagem e realizará um grande evento com apoio do Conselho Federal de Enfermagem, trazendo como foco o exercício da enfermagem em situações extremas de risco eminente, acidentes, catástrofes naturais, epidemias e pandemias. O Conselho estará ainda prestigiando e apoiando as semanas de enfermagem realizadas pelas instituições de saúde e ensino do estado, buscando aproximação com o profissional e firmar a identidade do Conselho junto aos estudantes, futuros profissionais de enfermagem.
Para a programação completa acesse:www.corenms.gov.br

Coren/PI
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí promoverá  no dia 13 de maio, uma palestra sobre o tema: “Saúde Mental: dimensões históricas da enfermagem” que será ministrada por Maria Bruno de Carvalho. O evento inicia às 17h na sede do COREN/PI. Para o dia 20 de maio, data em que se comemora o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, o COREN/PI prepara um dia com diversas atividades de acolhida e integração para os profissionais. O evento se inicia às 8h e tem encerramento previsto para às 17h.
Para a programação completa acesse:www.coren-pi.com.br

Coren/PR
Tema: Enfermagem A Serviço Da Vida – Um Profissional De Valor
No CorenPR serão realizadas ações de participação dos membros da Comissão da Semana de Enfermagem 2013 e fiscais regionais em eventos (palestras e demais atividades) municipais e de hospitais e instituições de saúde. Também será montada uma tenda na Praça Rui Barbosa, em Curitiba com profissionais e acadêmicos de enfermagem realização atendimento e orientações gerais de saúde e atuação do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.
Para a programação completa acesse:www.corenpr.org.br

Coren/RN
Tema: O sujeito Ético no Processo de Cuidar pela Enfermagem
Na semana escolhida para homenagear a enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RN) aproveita a data para realizar eventos na capital e no interior levando os profissionais a refletirem sobre a sua prática profissional. A Semana de Enfermagem 2013 será promovida, de 13 a 24 de maio, juntamente com o III Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do RN (ENATENF 2013). As inscrições são gratuitas e limitadas a capacidade dos auditórios.
Para a programação completa acesse:www.coren.rn.gov.br

Coren/RO
Tema: Enfermagem: Tradição, Atualidade e Respeito Pela Vida
O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia realiza nos dias 16 a 18 de maio em Porto Velho, a sua 21ª Semana de Enfermagem. As atividades se iniciam com apresentações de trabalhos científicos e participação dos Núcleo Anjos da Enfermagem de Rondônia. Para o dia 17.05 estão programadas Mesas-redondas com os temas TRADIÇÃO E ATUALIDADES EM ENFERMAGEM e ENFERMAGEM, RESPEITO PELA VIDA além de mini-cursos para os participantes. No último dia acontece a premiação dos trabalhos científicos e a apresentação ‘Perfil da Enfermagem’ com Diogo Nogueira, Conselheiro do Coren/RO.
Para a programação completa acesse:www.coren-ro.org.br

Coren/RR
Tema: Autonomia da Enfermagem: desafios e ameaças ao exercício profissional
Durante os dias em que se comemora o dia do enfermeiro (12 de maio), e o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem (20 de maio), a categoria estará reunida em um evento que tem como objetivo colocar em discussão alguns temas de relevância e que possam interferir diretamente no exercício da profissão e ainda promover o congraçamento dos profissionais de enfermagem em suas diversas categorias, buscando a integração entre as instituições formadoras e as instituições assistenciais a saúde. A abertura acontecerá no dia 10 de maio com a palestra da Drª Nébia Maria Almeida de Figueiredo da UNIRIO.

Coren/SC
Tema: Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida
A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, terá em Santa Catarina programação repleta de atividades para Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem. O evento, que acontecerá em todas as regiões do Estado no mês de maio, representa oportunidade para discussão e reflexão sobre a realidade e perspectivas da profissão, especialmente sobre formação na Enfermagem; prática clínica e gestão de serviços e ensino. É momento importante também para atualização profissional e interação com os demais colegas da profissão, uma vez que a programação catarinense contemplará: cursos, palestras, conferências, minicursos, web conferência, workshop, painel, mesa-redonda e muito mais.
Para a programação completa acesse:www.corensc.gov.br

Coren/SE
Tema: Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida
A programação das atividades que serão realizadas durante a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem do Coren/SE está completa.Serão oferecidas palestras, mesa redonda, debates e os mini cursos durante os dias de evento. O evento se inicia com a palestra magna ‘‘Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida’’, apresentada pelo Enf. Erivan Elias Silva de Almeida.
Para a programação completa acesse:www.corensergipe.org.br
Fonte_COFEN

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Parabéns Enfermagem do Juruá

Comemoramos hoje o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.